Campanha Fique Sabendo segue até o Dia Mundial de Luta contra Aids

10:12 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O Fique Sabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.

A Prefeitura de Itu, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve programação especial do Fique Sabendo 2012, que prossegue até 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids.
O Fique Sabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. No AMI, esse teste é realizado de segunda à sexta, das 7h às 17h, gratuitamente e de forma sigilosa.
Como parte da programação do Fique Sabendo, no dia 1º de dezembro, no Plaza Shopping, das 10h às 22h, haverá distribuição de kit criança/adulto, distribuição de folheto, laço vermelho (símbolo de luta contra a doença) com balão e orientação.
Como parte da campanha, palestras estão sendo feitas nas empresas conscientizando a população do município sobre a importância de fazer o teste e se proteger. Haverá a realização de teste rápido, distribuição de folhetos e preservativo na feira de saúde que ocorrerá na Festa de Yia Oxum, no dia 24 de novembro.
Em 11 de dezembro, serão premiados os vencedores do concurso sobre “A arte da prevenção”, promovido pela Diretoria de Ensino de Itu em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids e o Rotary Terras de São José.
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, atualmente, existem no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da Aids. Ainda segundo informações do Ministério da Saúde, 255 mil dessas pessoas nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.
É importante saber precocemente se a pessoa tem HIV, pois esse diagnóstico permite que o tratamento seja iniciado no momento certo, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
Profissionais da saúde alertam que o teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. Quem já passou por uma situação de risco como, por exemplo, ter feito sexo desprotegido, deve fazer o exame. Como, após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste, é melhor fazer o exame depois desse período.
HIV
O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação; por transfusão de sangue.
É importante destacar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Ou seja, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes que são realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. No Brasil, existem os exames laboratoriais como o Elisa anti-HIV e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos.
Teste rápido
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Em caso de resultado positivo, um outro teste é feito para confirmação. Dessa forma, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
Além da coleta de sangue, ocorre também o aconselhamento antes e depois do teste. Esse exame é feito gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de forma sigilosa. O tratamento e acompanhamento também são oferecidos gratuitamente. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), os exames podem ser feitos de forma anônima. O AMI, em Itu, é um CTA. Mais informações podem ser obtidas no AMI, localizado à Rua José de Paula Leite de Barros, 136, Centro, ou pelo telefone 4024-0990.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga