Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia o dr. Fabio Ravaglia Na segunda-feira, 5 de novembro de 2012, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia o dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), e sua principal ação, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, feira social de saúde com exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física

06:41 Radio Ideal FM 0 Comentarios




Na segunda-feira, 5 de novembro de 2012, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp homenageia o dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), e a principal ação da ONG, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, feira social de saúde com exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. O evento, aberto ao público, deverá compartilhar lições aprendidas em sete anos de realizações e conquistas do dr. Fabio à frente do IOS. Este ano, o dr. Fabio foi agraciado com um marco histórico: a criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, a ser comemorado no dia 4 de junho.
A data passou a fazer parte do calendário oficial. A Lei nº 14.724 foi promulgada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 28 de março de 2012, e instituída logo após a aprovação do projeto nº 867/11, ingressado por iniciativa do dr. Fabio e encaminhado pelo deputado Carlos Giannazi do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, que percebeu a importância da principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde, ONG presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio, e deu encaminhamento à criação da data comemorativa.
Esta será a segunda homenagem oficial que o dr. Fabio recebe em função de sua atitude de responsabilidade social de grande relevância para a população. No dia 29 de julho de 2012, diante de participantes do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança no parque Trianon, o professor Toninho, Antonio Ormundo, coordenador político do gabinete do deputado Giannazi, entregou um quadro em reconhecimento à contribuição do dr. Fabio Ravaglia para a criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança. Ao agradecer a homenagem, o dr. Fabio disse: “Quero também agradecer a todos que nos têm apoiado e que, com sua participação, contribuem para a grandeza do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança. A criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança simboliza a importância para o estado de São Paulo do evento que organizamos. É um marco que, certamente, ajudará a difundir ainda mais a filosofia que desenvolvemos e o próprio evento, uma feira social de saúde e atividades físicas oferecidas gratuitamente ao público.”
Principal evento da ONG, cujo vice-presidente é Francisco Ravaglia, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Desde a sua criação em 2005, o projeto realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os exames preventivos são importantes para se ter uma ideia da condição de saúde para a prática da atividade física. Os resultados de todos os exames (glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Há também quick massagem.
As atividades físicas são orientadas e monitoradas por profissionais de educação física e acompanhadas por médicos. Consistem em alongamento, aquecimento, caminhada de 30 minutos e resfriamento também com alongamento. As caminhadas são realizadas em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada. O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança conta com a participação de diversos profissionais para as atividades físicas.
Idealizado pelo dr. Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga