VOCÊ JÁ SOFREU DE DEPRESSÃO PÓS-LEITURA?

18:24 Radio Ideal FM 0 Comentarios


Tem gente que só de ouvir a palavra "depressão", se arrepia, faz o sinal da cruz, diz "Deus me livre", e por aí vai. As reações são as mais inusitadas possíveis, todo mundo tem medo de um dia ser acometido por este mal, que segundo a psiquiatria, é caracterizado pela perda de prazer nas atividades diárias, ou mais especificamente, como uma tristeza profunda. Como não tenho a mínima aptidão e competência para médico ou psicólogo, quero deixar a depressão (doença) de lado e tratar nesta postagem de um outro tipo de desânimo e desespero que acomete muitos leitores: a depressão pós-leitura

A leitura de um bom livro é sempre uma emoção inenarrável, pois nos proporciona momentos de muita alegria, descontração e prazer. Dependendo da trama, você penetra nela de um jeito que fica até difícil de separar o que é realidade do que é ficção. No entanto, para o nosso azar, por melhor e maior que seja o livro, uma hora ele acaba, e aí, o que fazer depois que termina aquele livro que você gostou tanto? Será que você sofre de depressão pós-leitura?
Conheço e recebo várias histórias de leitores que gostaram tanto de ler um determinado livro, que quando este termina, simplesmente não sabem o que fazer ou ler. Muitos chegam a um nível de desespero tão elevado, que pedem "pelo amor de Deus" que eu recomende algo parecido com o que acabaram de ler, pois, todo livro que pegam, não conseguem dar sequência, seus pensamentos e emoções ainda continuam focados e ligados na última obra que leram. Se você passa por isso, ou já passou, é um sintoma claro que você sofre da chamada "depressão pós-leitura". Entretanto, não se desespere, diferentemente da doença, a "depressão pós-leitura" é facilmente tratável com livros semelhantes ao que você terminou de ler e que te deixou neste estado de ansiedade. Se isso acontecer, me contate pelo e-mail ou através de uma das minhas mídias sociais, me fale o livro que você acabou de ler, que eu te indico um com temática parecida, assim o trauma é menor, e você vai aos poucos readquirindo confiança para se aventurar na apreciação de outras obras.
E então amigo leitor, você já passou por isso? Já terminou de ler um livro e ficou meio sem saber o que ler depois?
Deixe um comentário e compartilhe sua história conosco.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga