Suplementação estratégica para recria de bovinos de corte em pastagens

10:10 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O uso de suplementos concentrados é uma excelente ferramenta para ganhos em produtividade na recria de bovinos de corte em pastagem. Alimentos concentrados como milhomoído, farelo de soja, polpa cítrica, farelo de algodão e uréia melhoram o desempenho dos animais e aumentam a taxa de lotação das pastagens. Para falar sobre a suplementação estratégica para a recria de bovinos de corte em pastagens, o Prosa Rural desta semana convidou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Alexandre Pedroso.
Segundo Pedroso, alimentação base dos bovinos em fase de recria é o pasto, mas o produtor pode usar a suplementação para complementar essa alimentação, o que auxilia os animais a crescerem mais fortes e saudáveis. Se a utilização for bem feita, o custo benefício da suplementação sempre é positivo, com ganhos também em lucratividade e uso mais eficiente das áreas de pastagem. Outro benefício é a menor emissão de gases de efeito estufa por quilo de produto animal, uma vantagem ambiental que coloca o produtor à frente das tendências do mercado e exigências dos consumidores.
O pesquisador ainda destaca que a suplementação varia de acordo com a estação e com o tipo de pasto que o produtor tem disponível. No verão, quando o pasto é mais abundante, é recomendada a adoção de uma suplementação com alimentos energéticos. Já no inverno, em que o clima é mais seco e o pasto mais escasso e fraco, a suplementação mais utilizada é a de sais proteinados.
Além da suplementação propriamente dita, é preciso utilizar técnicas de manejo correto das pastagens, pois sem forragem de qualidade, os investimentos em alimentos concentrados podem não surtir o efeito desejado.
Saiba mais sobre a suplementação estratégica para a recria de bovinos de corte em pastagens ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Embrapa Pecuária Sudeste
Larissa Gonçalves de Morais MTb 48.218-SP
Email: larissamorais@cppse.embrapa.br
Telefone: (16) 3411 5704

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga