Uso e Manejo da agrobiodiversidade na segurança alimentar

23:28 Radio Ideal FM 0 Comentarios



A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio/GO), com apoio de instituições parceiras, desenvolve  o projeto Uso e Manejo da Agrobiodiversidade Local para o aumento da segurança alimentar de comunidades rurais do interior do Estado de Goiás. O objetivo é aperfeiçoar o manejo da agrobiodiversidade já existente nessas comunidades a fim de promover a melhoria da fertilidade do solo e a diversificação de cultivos, considerados primordiais para a produção de grãos e de alimentos nessas comunidades. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação do pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Agostinho Didonet.
Inicialmente, o trabalho foi realizado junto a comunidades rurais de Pirenópolis, Faina e Catalão e, de lá, por meio das associações de produtores, as experiências foram multiplicadas praticamente por todo o Estado de Goiás. “Trata-se de um trabalho diferenciado para cada comunidade,  em que levamos em conta os sistemas e as formas de produção, manejos e técnicas que envolvem o conhecimento tradicional local, considerado propriedade do agricultor e da própria comunidade”, explica Didonet.
No caso do feijão, de acordo com Didonet, as variedades tradicionais cultivadas são aquelas em que a comunidade faz a seleção das melhores plantas e, ao longo do tempo, vai adaptando as variedades às condições locais de fertilidade, de manejo, levando-se em conta a produção sustentável com o uso mínimo de insumos externos.
“As comunidades usam diferentes estratégias de conservação, controle, manejo e produção desses produtos com o uso dos recursos naturais disponíveis”, detalha. Ele ressalta que o trabalho da Embrapa no projeto é contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas já existentes na comunidade, propondo novas formas de diversificação de cultura, levando-se em conta fatores como a melhoria da produtividade, da fertilidade, da conservação do solo e da forma de manejar os recursos naturais disponíveis em cada uma das regiões.
“Podemos citar como exemplo a melhoria da produção de sementes de feijão, em que, com pequenas alterações na técnica e treinamento de monitores na utilização de sementes livres de doenças, no armazenamento ao longo do ano, no controle da  disseminação de pragas e doenças, conseguimos melhorar a qualidade do grão e da segurança alimentar”, ressalta.
Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Texto: Maria Clara Guaraldo (Mtb-5027/MG)
Responsácvel: Hélio Magalhães

Prosa Rural vai no ar todo Domingo, as 07 da manha na radio Ideal Fm

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga