Prêmio Congresso em Foco

12:12 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Prêmio Congresso em Foco, que será entregue em 2012 pelo sétimo ano consecutivo, valoriza o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato.
A tarefa de identificá-los, conforme as regras do prêmio, é delegada, numa primeira fase, aos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, em processo realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Em 2012, 186 jornalistas participaram da escolha
Eles votam nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” –  e especiais, descritas abaixo. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passam à segunda etapa de votação, na internet.
Todos os congressistas pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados. Caberá aos internautas definir os vencedores de cada prêmio da categoria especial e a classificação final dos selecionados para as categorias gerais. Em 2012, pela primeira vez, o público também poderá, pela internet, acrescentar um nome, em cada uma dessas categorias, aos escolhidos pelos jornalistas (veja aqui os detalhes).
Outra mudança nas regras deste ano é a proibição expressa, incluída no regulamento, de premiação a parlamentares que respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou que sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo).
Com o prêmio, o Congresso em Foco e seus parceiros querem ressaltar a importância do Parlamento em uma democracia e a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas, inclusive para reconhecer a boa atuação de quem melhor desempenha o mandato.
Combatemos a ideia de que “todos os políticos são iguais”, e convidamos você a nos ajudar a escolher os melhores representantes que a população enviou ao Congresso Nacional.
Categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco 2012
Combate ao crime organizado”, apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF);
Defesa da democracia”, patrocinada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF);
Defesa da Previdência Social e dos servidores públicos”, com o apoio da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip);
Defesa da segurança jurídica e da cidadania”, apoiada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (AnoregBR)  e também pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil);
Defesa dos consumidores”, categoria apoiada pela Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical);
Parlamentares de Futuro”, patrocinada pela Ambev, no qual serão distinguidos somente os deputados e senadores com menos de 45 anos.
E outras três categorias, que premiarão os parlamentares de maior destaque na defesa da inovação tecnológica, do desenvolvimento econômico e da saúde.
Também receberão premiação especial o(a) deputado(a) e o(a) senador(a) mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação
Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). A votação dos jornalistas, seguindo a tradição de todos os anos anteriores, é acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
A votação na internet será entre 13 de agosto e 15 de outubro. O evento de premiação será realizado, em Brasília, no dia 8 denovembro.

EDIÇÃO DE 2010
Em 2010, realizamos a quinta edição do Prêmio Congresso em Foco, na casa de eventos Porto Vittoria, em Brasília, com mais de 600 convidados, 35 parlamentares presentes e um inesquecível show de Moraes Moreira e Davi Moraes. O prêmio é uma reação ao lugar comum de que “todos os políticos são iguais” e que nenhum deles é digno da confiança dos cidadãos.
A intenção é dar visibilidade aos deputados e senadores que se destacam positivamente. Aqueles que, na ótica dos jornalistas e dos leitores do Congresso em Foco, merecem distinção por orientarem sua atividade no sentido dos interesses da sociedade.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga