No futuro, o rádio poderá ser degustado, customizado e mais imediato

11:21 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Os próximos anos podem revelar um rádio que poderá ser “degustado” de diferentes formas, customizado de acordo com as vontades dos ouvintes e muito mais imediato com o uso das novas plataformas. As previsões foram feitas por três reconhecidos profissionais da área: Mariza Tavares, diretora de jornalismo da CBN; Helen Braun, âncora da Bandnews FM; e Cláudio Carneiro, vice-presidente da Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. Os profissionais conversaram com o Comunique-se na tarde desta quinta-feira, 6.

Prestes a comemorar 90 anos no Brasil, o rádio, segundo Mariza, sempre apresentou características que atualmente são muito valorizadas: interatividade e tempo real. Para ela, a plataforma se beneficiou com a expansão da internet e das redes sociais e, no futuro próximo, poderá ser “degustada” de diferentes formas - no dial, online, offline, em podcast. "É o caminho natural do rádio, até porque sua audiência também estará na web e nas redes sociais. O grande desafio é conseguir tornar rentável o mundo online". A profissional também prevê que o rádio digital vai acabar sendo "atropelado" pela internet. "As web rádios já são uma realidade, enquanto o processo de digitalização das emissoras é caro e não traz embutida a certeza de ganhos comerciais".
De acordo com Hellen, trabalhar com as novas mídias será cada vez mais importante. "Uma não excluirá a outra, mas é necessário que haja o casamento das plataformas". A âncora reconhece que ainda não há um modelo ideal de trabalho, mas que com o passar do tempo este problema será solucionado. "O rádio tem algo fantástico que é a imaginação e os ouvintes conversam com o veículo. A notícia é emitida, ele recebe e devolve". Na opinião dela, este fato deve ser mais presente nos próximos anos e as pessoas poderão escolher o conteúdo que quer ver.
De olho no presente, Carneiro critica a demora para que a digitalização aconteça no País e lembra que as estações AM estão sendo esquecidas porque não têm qualidade de áudio. "As pessoas querem qualidade, elas não querem ouvir a notícia e um chiado no fundo. O Brasil está perdendo o rumo da história e tempo discutindo qual é o melhor sistema para usar", disse. Ele acredita que o grande desafio para os próximos anos é tornar rentável a transmissão da rádio pela internet. "O usuário de web se acostumou com tudo de graça e quando é cobrado ele acha ruim. É cultural".
Atrás do microfone"Em 30 anos de jornalismo, e dez de rádio, uma das coisas que mais emocionam é a disposição da equipe em ir para a rua e, diariamente, fazer diferença na vida das pessoas", afirma Mariza. A diretora da CBN conta que o profissional de rádio não pode se limitar a entrar ao vivo, que ele também precisa fechar matérias, ter bom texto e, cada vez mais, ser multimídia.
Para quem quer apostar na carreira, tem que se acostumar com o dia a dia fora da redação, de acordo com Helen. "Pauta de polícia feita em cima de B.O, matéria de economia copiando release, tudo feito dentro do escritório. É absurdo e eu acho que isso é o fim do jornalismo", desabafa. A profissional reconhece que as faculdades têm parcela de culpa pelo perfil atual dos jornalistas. "Eles são formados para trabalhar com Facebook e Twitter", conta. Há oito anos no rádio, ela avalia que o profissional precisa ter conhecimento em áreas especificas.
Carneiro partilha da mesma opinião. Para o executivo da Itatiaia, "repórter dentro da redação não presta". Além disso, o profissional que chega sem ter lido todos os jornais do dia e acompanhado os noticiários não é jornalista. "Os jovens saem cru das universidades, eles pegam o diploma e eu costumo dizer que só depois disso é que eles aprendem", explicou. Segundo ele, o romantismo com a profissão é um dos problemas mais recorrentes dos novos jornalistas.
especial_-_radio_90
Da esquerda para a direita: Helen Braun, da Bandnews FM; , Mariza Tavares, da CBN; 
e Cláudio Carneiro, da Rádio Itatiaia (Imagens: Divulgação)

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga