Há 90 anos, primeira transmissão de rádio no Brasil causou espanto e medo Redação Comunique-se

10:16 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O calendário marcava 7 de setembro de 1922 e comemorava o centenário da proclamação da Independência. Com discurso do então presidente Epitácio Pessoa, a primeira transmissão oficial de rádio no País foi realizada com alto-falantes espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro. Em reportagem que comemora os 90 anos da mídia no Brasil, feita por Ethevaldo Siqueira para a CBN, o jornalista conta que, à época, as pessoas reagiram de maneira curiosa, com admiração, espanto e medo.
epitacio-pessoa
Depoimento do então presidente Epitácio Pessoa marcou a primeira transmissão de rádio no Brasil (Imagem: Divulgação)
"Pregadores religiosos fizeram longos sermões avisando que o fim estava próximo porque para eles transmitir a voz sem fio era coisa do demônio", contou Ethevaldo durante o 'Jornal da CBN' desta quinta-feira, 6. 

Para realizar a transmissão, uma estação de 500 watts instalada no morro do Corcovado pela empresa Westinghouse Electric International foi usada. Não demorou para que, sete meses depois, Edgard Roquete Pinto e Henry Morize inaugurassem a primeira emissora de rádio do País.

Ethevaldo reforça o papel da mídia como formadora de opinião, sendo responsável por influenciar a Revolução de 1930 e o período de ditadura militar. 

Dedicada a músicas, a plataforma começou a ter cunho jornalístico depois da década de 1960 com notícias sobre o trânsito nas grandes cidades. Em São Paulo, a Eldorado foi pioneira com o projeto "ouvinte-repórter", em que o público ligava para a emissora e passava informações.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga