Grupo de trabalho sobre loudness faz primeira reunião

19:19 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Anatel vai realizar testes com emissoras para verificar variações injustificadas de volume nos intervalos comerciais
Brasília, 29/08/2012 – O grupo de trabalho criado para estudar a melhor forma de fiscalizar a variação de volume nos intervalos comerciais de rádio e TV (também chamada de loudness ou intensidade subjetiva de áudio) reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira, 28, no Ministério das Comunicações. O GT foi criado por meio de uma portaria no fim de julho e conta com representantes do MiniCom, da Anatel e de associações do setor de radiodifusão.
Octávio Pieranti MG 5694(Foto: Herivelto Batista)
O grupo definiu que a Anatel vai realizar testes em algumas emissoras para verificar qual é o nível atual de variação de volume nos intervalos. O diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Octavio Pieranti, explica que o plano de ação que o GT precisa formular será traçado a partir dos resultados desses testes. “Nosso objetivo é ter um diagnóstico preciso e verificar quais são os problemas existentes na ponta para que possamos resolver”, afirma. 
A seleção das emissoras que vão passar pelos primeiros testes da Anatel deve ser feita na próxima reunião do GT, prevista para setembro. Segundo Octavio Pieranti, a expectativa é concluir os testes no prazo máximo de dois meses.
Estiveram presentes na reunião engenheiros e técnicos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).
Histórico - A atuação do GT dá continuidade aos trabalhos do MiniCom para regulamentar a padronização do loudness. O controle da variação de volume nos intervalos comerciais foi previsto em lei, em 2001, mas o tema ainda não havia sido regulamentado. Após uma consulta pública em que toda a sociedade foi ouvida, o Ministério das Comunicações publicou uma portaria em 12 de julho com as novas normas sobre o tema. A portaria estabelece o limite máximo de 2 decibéis para a variação de áudio e delega ao grupo de trabalho a tarefa de definir como essa variação será medida e fiscalizada.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga