Diocese de Itapetininga reflete o Canto e Música na Liturgia

11:47 Radio Ideal FM 0 Comentarios



“Refletir e aprofundar os princípios do Canto e da Música Litúrgica a partir dos documentos da Igreja e de fundamentos bíblico-litúrgicos, para uma maior unidade diocesana na celebração da Eucaristia”. Com este objetivo, o clero da diocese de Itapetininga (SP) está reunido, de 10 a 12 de setembro, na casa de encontros das Irmãs Sagrado Coração de Jesus. O encontro conta com a presença do bispo diocesano, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, e do assessor de música litúrgica da CNBB , padre José Carlos Sala.
O padre Sala afirma que como parte integrante da ação litúrgica, o canto e música expressam o mistério pascal de Cristo e participam da sacramentalidade da liturgia. “São elementos indispensáveis na ação litúrgica, pois seu poder subliminar de atingir o mais profundo de nosso ser; sua força motivadora e expressiva - sobretudo quando letra e música se juntam numa perfeita simbiose - são alimento e condicionante eficaz da fé. A situação atual da música litúrgica pode caracterizar-se por uma grande assimetria de conceitos, de posturas e situações. Percebe-se a grande urgência da formação litúrgico-musical dos agentes (cantores, instrumentistas, regentes, compositores,..), seminaristas, religiosos e o clero”, disse.
“Desejosos de viver mais intensamente a liturgia, os padres da diocese se reúnem para refletir a melhor maneira integrar o canto litúrgico na dinâmica das celebrações”, destacou dom Gorgônio.
A partir deste encontro, o clero da diocese de Itapetininga busca encontrar respostas às grandes questões que envolvem os processos litúrgico-musicais das comunidades. O encontro consta de momentos de estudo, debates, celebrações e ensaios de melodias para o canto do presidente da celebração.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga