Cultivo de oleaginosas para recuperação de canaviais e produção de biodiesel*

14:44 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O Prosa Rural desta semana mostra que a rotação das culturas de soja ou amendoim na reforma do canavial é uma atividade economicamente viável. Estas culturas são interessantes porque seus ciclos não coincidem com o da cana-de-açúcar, principalmente se forem utilizadas cultivares precoces. Neste programa, são abordadas as recomendações técnicas que devem ser observadas na hora de usar a rotação e as épocas mais adequadas para se fazer o plantio.
A rotação de oleaginosas ainda traz benefícios para a cultura da cana e para o solo. O pesquisador Fábio Cesar da Silva, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), explica que atualmente os solos estão muito degradados por falta de um manejo adequado e, por isso, uma das técnicas para melhorar estas condições é a rotação de culturas, que gera benefícios como a aeração e a infiltração de água no solo.
O pesquisador Aryeverton de Oliveira, também da Embrapa Informática Agropecuária, afirma que a maioria das usinas ainda não adota o sistema de rotação porque o usineiro não tem tradição na gestão da soja e do amendoim. Por isso, é necessária a associação entre produtores com experiência nestas culturas e devem ser feitos alguns acertos, como a época de colheita das leguminosas, para que a usina possa preparar o solo para o plantio da cana na época certa. Por outro lado, o produtor da soja ou do amendoim precisa ter apoio na comercialização de seu produto.
Para contornar essas dificuldades, a Embrapa pode contribuir com tecnologias para o plantio das leguminosas em rotação com a cana, em um cenário onde a colheita é mecanizada, mostrando a possibilidade do plantio direto em áreas de reforma sem queima, por exemplo. “A integração das cadeias de cana com leguminosas, por meio da rotação nas áreas de reforma do canavial, pode ajudar na geração de renda”, diz Pedro Abel Vieira, pesquisador da Embrapa Produtos e Mercado. “A técnica também contribui para maior sustentabilidade do sistema produtivo da cana-de-açúcar, a partir da sucessão entre uma gramínea e uma oleaginosa”, explica.
Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Prosa Rural desta semana foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Embrapa Produtos e Mercado, de Campinas (SP), e teve apoio da RTV Unicamp - Rádio e Televisão da Universidade Estadual de Campinas.
Embrapa Informática Agropecuária 
Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Email: nadir@cnptia.embrapa.br
Telefone: (19) 3211-5747
* Prova Rural vai no ar aos domingos as 07h na radio Ideal Fm

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga