Inoculante nas lavouras: aumento de produção com menor custo*

09:20 Radio Ideal FM 0 Comentarios



O nitrogênio é o principal elemento utilizado pelas plantas para seu desenvolvimento e também um dos mais caros. A alternativa para a absorção deste elemento de forma gratuita é a utilização de bactérias que se associam com diversas plantas. Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) estudam a ação dessas bactérias nas leguminosas através do uso de inoculantes. Inoculante é todo material contendo microrganimos e que atua favoravelmente no desenvolvimento das plantas.
Para falar sobre o uso do inoculante nas lavouras como alternativa para o aumento de produção com menor custo, o Prosa Rural desta semana convidou os pesquisadores Cristhiane Amâncio, da Embrapa Agrobiologia, e Marco Antônio Nogueira, da Embrapa Soja (Londrina/PR)
O inoculante para leguminosas produzido pela Embrapa Agrobiologia contém bactérias fixadoras de nitrogênio, chamadas rizóbios que, quando em contato com as raízes das leguminosas, induzem a formação de pequenas bolinhas, chamadas de nódulos. No interior dos nódulos ocorre o processo de aproveitamento do nitrogênio do ar por estes microrganimos. Este processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio.
O inoculante é um produto natural que não causa prejuízo para o meio ambiente. Além disso, o uso deste produto aumenta a produtividade da lavoura, reduz o uso de fertilizantes nitrogenados, melhora a qualidade do solo e garante uma economia para o agricultor que deixa de gastar com fertilizantes.
“Alguns dos principais benefícios da chamada fixação biológica do nitrogênio são o fornecimento do nitrogênio a baixo custo e a promoção de crescimento da planta”, explica a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia. Ela acrescenta que, no caso da soja, o inoculante substitui cem por cento da adubação química com segurança. “Lembrando que os inoculantes são específicos para cada planta”, destaca Cristhiane durante sua participação no programa..
Saiba mais sobre o uso de inoculantes nas lavouras ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Embrapa Agrobiologia
Ana Lúcia Ferreira Gomes (MTB 16913/RJ)
Email: analucia@cnpab.embrapa.br
Telefone: (21) 3441- 1596
*Programa é reproduzido na radio ideal aos Domingos as 06 horas da manha. acompanhe!

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga