Sabesp participa do Dia do Desafio Empresa prepara uma série de atividades no dia para incentivar a melhora na qualidade de vida por meio da atividade física

13:33 Radio Ideal FM 0 Comentarios




Pelo segundo ano consecutivo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) participa do "Dia do Desafio", que será realizado nesta quarta-feira, 30. A empresa programou mais de 10 atividades diferentes em 17 unidades na capital e do interior, como caminhadas, alongamento, ginástica e circuito aeróbico, para incentivar a melhora na qualidade de vida dos seus funcionários por meio da atividade física.  
O "Dia do Desafio" começou na década de 80 no Canadá e é realizado há 15 anos no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Em 2011, mais de 7.000 funcionários da Sabesp participaram das atividades propostas pela empresa em parceria com o Sesc-SP e academias conveniadas. A expectativa dos organizadores para este ano é que este número aumente.
A participação da Sabesp no "Dia do Desafio" faz parte do conjunto de iniciativas da empresa dentro do Programa de Qualidade de Vida Viver Feliz, que teve início em 2005 com a campanha antifumo. Em 2008, a campanha antitabaco garantiu à empresa o "selo ouro", concedido pelo Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco.
Com o objetivo de trazer os funcionários para um estilo de vida mais saudável, em 2010 a empresa fez uma pesquisa para conhecer mais os hábitos dos seus empregados. A partir dela, constatou-se que a obesidade e o sedentarismo são os dois principais fatores de risco à saúde dentro da empresa. Foram então criadas duas grandes ações: Nutrição para Viver Feliz e Agita Sabesp.
Agita Sabesp
O Agita Sabesp combate o sedentarismo e tem na participação no "Dia do Desafio" uma das principais ferramentas. O programa tem como objetivo criar convênios com academias e estimular os grêmios internos da Sabesp a atrair os empregados para as atividades físicas. Atualmente, dois convênios já estão fechados e outros 60 estão em negociação, com expectativa de estarem disponíveis no segundo semestre deste ano. Com os convênios, os funcionários podem ter descontos diversos, isenção de matrícula e outros benefícios. Está também em projeto a criação de grupos de caminhada, corrida e ciclismo, também no segundo semestre.
Nutrição para Viver Feliz
Iniciado no último dia 21 e com duração de seis meses, o programa Nutrição para Viver Feliz aposta na melhora dos hábitos alimentares como um meio para se combater a obesidade. Os participantes são acompanhados por nutricionista e psicólogo. A ideia é cuidar da parte física com a reeducação alimentar e também dar apoio psicológico para entender por que é importante mudar de hábitos e trabalhar a autoestima, que muitas vezes está abalada por causa do excesso de peso. Para que o empregado se sinta à vontade para aderir ao programa, a Sabesp dá a opção de participação à distância. O médico acompanha o funcionário por telefone e tem o apoio de um programa eletrônico para controlar a evolução do paciente. Para os que preferirem a forma presencial, os acompanhamentos são realizados durante o expediente e duram cerca de uma hora e meia.
Dos 3.000 funcionários da empresa considerados obesos (com IMC maior que 30) pela pesquisa de 2010, 500 já aderiram ao programa. Segundo os dados colhidos pela pesquisa, 70% dos empregados obesos são do sexo masculino, mas o número de adesões ficou equilibrado entre os gêneros, com cerca de 50% de participação de homens e mulheres.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga