O Dia Mundial das Águas e o Dia do Rio Sorocaba

18:26 Radio Ideal FM 0 Comentarios





Em 1982 experimentei minha primeira candidatura a vereador.
Uma aventura, mais para ajudar o partido – PT – do que, propriamente, com a perspectiva de me eleger.
Como esperado, não me elegi, mas não “fiz feio”. Guardo o panfleto de campanha onde coloquei como uma das propostas lutar pela despoluição do Rio Sorocaba.
Lá se vão 30anos.
Neste mesmo período, lembro-me bem, ficava revoltado ao ler notícias na imprensa dando conta de que algumas autoridades locais – que pouco ou nada faziam em benefício da despoluição do Rio Sorocaba – frequentemente iam para pescar na região do pantanal matogrossense. Recordo-me de ter escrito algo sobre o assunto: “até onde perseguirão os rios limpos sem fazer alguma coisa pelo nosso Rio Sorocaba?”
Depois, eleito vereador em 1992, busquei debater o tema com vereadores desta bacia hidrográfica e promover reuniões sobre o assunto. Que decepção! Na primeira delas, apareceu apenas um parlamentar, entre os representantes dos 34 municípios que compõem a bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Nas várias reuniões que promovemos no plenarinho do antigo prédio da Câmara, éramos sempre não mais que dez de pessoas.
Falávamos muito sobre a recuperação do Rio Tâmisa e indagávamos se um dia o Sorocaba ou até o Tietê seriam, igualmente, recuperados.
Outro tema sobre o qual me debruçava era a necessidade de um Plano Diretor para Sorocaba.
Em um interessante seminário sobre este assunto, ocorrido em meados dos anos 1990, buscou-se saber qual o principal problema que a sociedade gostaria ver resolvido no, então distante, ano de 2010: em primeiro lugar despontou a despoluição do rio Sorocaba. Um bom sinal! Sinal de novos tempos e de uma nova consciência.
De lá para cá muita coisa mudou: foram criados o Consórcio de Estudos e Recuperação do Rio Sorocaba, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê e até uma singela lei municipal, de minha autoria, que instituiu o “Dia do Rio Sorocaba”.
O nosso “Sorocaba” encontra-se, hoje, praticamente despoluído.
Os recursos financeiros da União que foram usados estão disponíveis para municípios que apresentem projetos factíveis de despoluição. Há recursos também no Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Lá nos idos de 1982 esse cenário era uma utopia.
Nesta semana em que se comemoram o Dia Mundial das Águas e o Dia do Rio Sorocaba devemos nos lembrar que estes positivos resultados foram frutos de intensa mobilização e de muitas cobranças.
Importante lembrar, porque, para além do que já conseguimos, no campo do saneamento básico, muito ainda temos que fazer.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga