Embrapa na radio Ideal *

14:46 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Arborização de pastagens para a melhoria do bem-estar animal e diversificação da renda

O produtor rural já está receptivo a alternativas à tradicional pastagem “limpa”, apenas com capins e leguminosas forrageiras herbáceas. A disseminação da integração lavoura-pecuária (ILP) é um exemplo. Mas, além da lavoura, é possível diversificar com a arborização das pastagens. Para falar sobre como a arborização de pastangens promove a melhoria do bem-estar animal e contribui com a diversificação da renda, o Prosa Rural desta semana entrevista a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Maria Luiza Franceschi Nicodemo.
A linha de pesquisa sobre sistemas silvipastoris desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste visa proporcionar maior bem-estar animal, vantagens ambientais e melhor produção por unidade ou por área. Já existem unidades demonstrativas em alguns municípios paulistas (Brotas, Ibirá, Olímpia, Aspásia, Riolândia e Votuporanga), além de um experimento com espécies nativas realizado na Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).
São muitos os benefícios do sistema silvipastoril, tanto para os animais como para os produtores, como sombra para os animais, maior disponibilidade de nutrientes para as pastagens, serviços ambientais e obtenção de produtos florestais, como madeira, escoras, mourões, lenha frutos e até mel.
A arborização de pastagens também traz benefícios ecológicos, pois as árvores podem ajudar a manter uma diversidade maior de vida nas pastagens, dando abrigo, alimento e proteção para pássaros e insetos que contribuem para a manutenção da população de pragas sob controle e podem servir de agentes polinizadores para cultivos agrícolas. Além disso, protege o solo do impacto direto da chuva e favorece a mais rápida ciclagem de nutrientes, contribuindo para a conservação do solo.
Embora exija maior dedicação e planejamento do produtor rural, inclusive do produtor familiar, esta tecnologia traz inúmeros benefícios, inclusive agregando mais uma fonte de renda à propriedade.
Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Embrapa Pecuária Sudeste
Larissa Morais - MTb 48.218-SP
Email: larissa@cppse.embrapa.br
Telefone: (16) 3411-5663
* Aos Domingos as 06h00

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga