Arquidiocese de Sorocaba - SP

15:15 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Sorocaba está realizando nesta terça-feira o 1º Encontro Provincial reunindo as Dioceses de Registro, Jundiaí, Itapeva e Itapetininga para uma formação que terá como tema o Processo de Nulidade Matrimonial.

O Pe João Carlos Orsi - Doutor em Direito Canônico Presidente e Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano de Sorocaba, falou sobre o objetivo do encontro. "É a primeira vez em nossa arquidiocese que fazemos um encontro provincial onde vamos aprofundar nosso conhecimento sobre o assunto referente ao processo de Nulidade matrimonial abordando temas dessa natureza, e também fazendo a partilha das dificuldades e desafios que o Tribunal enfrenta nos dias de hoje".

Após o café da manhã os Notários, Auditores e Juizes presentes se dirigiram, para a sala de Palestra onde teve início os trabalhos de formação, com o Palestrante Cônego Dr. Martin Segu Girona, Vigário Judicial da Arquidiocese de São Paulo e Diretor da Revista de Direito Canônico SUPREMA LEX.

Na introdução o Cônego Martin comentou que o Trabalho de um Tribunal é pouco divulgado ao Povo de Deus, e por isso os Fiéis não sabem de seus direitos em relação à Igreja, e a maioria pensa que o Tribunal Eclesiástico só trabalha com Nulidade matrimonial, quando na verdade ele atua em outras causas também. Destacou o papel importante dos Notários e Auditores que têm um contato direto com as partes envolvidas, e que um processo para ser eficaz depende muito do texto.

Para o Cóidigo de Direito Canônico de 1917, no processo de nulidade matrimonial, o Homem era visto negativamente como um mentiroso e o tribunal tinha que provar a verdade, e que hoje o novo código mudou essa visão e que agora o Homem é visto positivamente, isso é, o Homem é bom, até que se prove o contrário.

O encontro prossegue a tarde com outra palestra e depois a partilha e troca de experiências, encerrando-se as 15h com Missa que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano e Moderador do Tribunal Interdiocesano de Sorocaba Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga