Arquidiocese de Sorocaba - SP

14:59 Radio Ideal FM 0 Comentarios


O povo de Votorantim, pertencente as paróquias locais compareceu em grande número lotando todos os bancos da Igreja Matriz de São João Batista e Imaculada Conceição, para acolher com grande entusiasmo e alegria o Pe João Carlos Alampe, que já esteve na paróquia como pároco a partir de 1997, substituindo naquela oportunidade o Pe João Alfredo, que então deixava Votorantim indo para Cerquilho.


O Arcebispo Metropolitano D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que não estava presente por estar participando de uma Ordenação Episcopal no Estado do Espírito Santo, se fez presente através de uma carta lida antes do início da celebração pelo Pe Dirceu Sudário de Freitas - Vigário paroquial da São João. Na carta, entre outras coisas, Dom Eduardo agradeceu ao Pe Paulo Roberto Gonzáles pala sua generosa disponibilidade em assumir a São Paulo Apóstolo, e pediu todo apoio e acolhimento do Povo de Deus ao Pe João Carlos Alampe.

UMA MISSA BEM AO ESTILO....


A missa foi bem ao estilo "Alampe", por ele presidida, com prévia introdução ás leituras do segundo domingo da quaresma, destacando que se tratava do Domingo da Paixão, referindo-se ao amor apaixonado de Deus pelo homem. A provisão canônica foi lida solenemente pelo Diácono Chanceler do Arcebispado José Paulo Macedo que depois apresentou ao Pe João o Santo Livro Sagrado que ele tocou com a mão ao professar a Fé e fazer o juramento solene de se manter fiel à Santa Igreja, a sua doutrina e seus

ensinamentos na qualidade de pároco.


Na homilia o Pe João deu destaque à primeira leitura que apresentava a história de Abraão e o sacrifício do único Filho que tanto ele desejou e que Deus havia lhe dado. Pe João explicou o sentido préfiguirativo do texto, relacionando-o com o Sacrificio da Cruz, assumido por Jesus Cristo o Filho de Deus. "O Pai Eterno não quiz que Abraão sacrifacasse o seu Filho Isac mas ele próprio permitiu o sacrifício do Filho Unigênito, por amor e pela Salvação de toda a humanidade".


No momento da imposição da estola, como já estivesse paramentado, Pe Alampe e Pe Dirceu foram até a Capela do Santíssimo "Vamos pedir ao "Dono da Casa" para que nos dê a posse" - disse Pe João, enquanto o Ministério de Música tocava ao fundo.


A missa teve homenagens ao novo pároco jáno ofertório quando foram oferecidas as chaves das comunidades Bom Jesus, Nossa Senhora das Graças e Santo Antonio e no final mais homenagens e palavras acolhedoras do José Carlos Nogueira representando a São João Batista.


Participaram como concelebrantes o Pe Fábio Ferreira - São José de Votorantim, o Pe Antonio José Albertine - Nossa Senhora do Carmo - Votorantim, o Pe Dirceu Sudário de Freitas, da própria São João, o Pe Wilian Ferreira - São José Cerquilho, o Pe José Amaro de Jumirim e o Pe Wagner da Ordem do SION, cujos familiares são da Vila Garcia. Além do Diácono José Paulo Macedo, serviram o altar os Diáconos Wilson de Almeida Lopes, o segundo Diácono de Votorantim, que atua na própria São João Batista, e o Diácono José da Cruz da Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim, além do Seminarista Pablo que atua na São Paulo Apóstolo, a partir de hoje com o Pe. Paulo.


Em seus agradecimentos finais o Pe João Carlos Alampe agradeceu o Prefeito de Votorantim Sr. Carlos Augusto Piveta e sua esposa Sra. Suzana e a todo o Povo de Deus, aos Padres, Diáconos e ao Seminarista e após a leitura da ata feita pela Conceição Kil o Pe João recebeu os cumprimentos do Povo no corredor central e depois foi recepcionado com um lanche no salão paroquial.


Ainda dentro do seu estilo de ser pároco Pe João, quer vai em retiro nessa Segunda Feira, junto com todos os demais padres da nossa arquidiocese, agendou algumas reuniões com todos os agentes de pastorais, coordenadores e cooperadores das comunidades. O seu projeto é fazer da São João um grande centro Regional de Formação Teológica, aproveitando o espaço e as muitas salas disponíveis.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga