Abraço-SE promoverá oficina de formação em áudio

17:24 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Simpósio Abraço-SE: um mega-sucesso
Rádio Comunitária Cantareira de Brasilândia-SP contribui com o desenvolvimento social
Abraço-SE promoverá oficina de formação em áudio
Simpósio Abraço-SE: um mega-sucesso



A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe (Abraço-SE) realizou no último sábado, 10 de março, um Simpósio no auditório do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, em Aracaju, com o tema “Radiodifusão Comunitária: Um Direito Humano”, que se constituiu como um sucesso tanto em público quanto na questão da qualidade. Cerca de 120 pessoas representando diversas entidades de radiodifusão comunitária do estado compareceram ao evento. Definiu-se pela realização de uma oficina de formação técnica para o dia 31 de março, aprovou-se um calendário de encontros regionais e ouviu-se a promessa do governo de que a concretização de uma futura parceria só depende de uma consulta realizada ao Tribunal de Contas do Estado.

O objetivo do Simpósio foi mostrar para a sociedade a importância de se discutir à radiodifusão comunitária na perspectiva do direito humano buscando promover o senso crítico e a formação de sujeitos ativos que através do acesso às mídias possam efetivar sua participação e intervenção social. O jornalista Paulo Vitor representou o Fórum Sergipano pelo Direito a Comunicação explanou sobre o caráter público da comunicação, dotação orçamentária para sobrevivência das emissoras comunitárias e ainda conseguiu na oportunidade agendar para o dia 23 de abril uma reunião com a Secom cujo ponto de pauta será a construção das vias para a criação do Conselho de Comunicação do Estado.

“Este Simpósio é muito significativo para nós radialistas comunitários, pois, se constitui como um espaço onde as rádios comunitárias filiadas a Abraço têm a oportunidade de expor e discutir questões como sustentabilidade, capacitação e gestão”. Falou Orlando Cajé um dos representantes da Rádio Comunitária de Neópolis. “Achei espetacular este Simpósio, pois, nossa rádio fica em Areia Branca e está em estágio de funcionamento e é em eventos como este que temos oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiência com estes mais de 100 participantes” finalizou José Araujo secretário da FM Areia Branca.

O secretário executivo da Abraço-Se professor Roberto Amorim afirmou que “o direito humano a comunicação é um dos pilares centrais de uma sociedade democrática, já que informação é poder e a qualidade da informação ou o nível de informação de um povo influencia direta e necessariamente a qualidade da democracia. Nos da Abraço entendemos que não é possível falar em democracia plena com um cenário de concentração”. Expôs o secretário executivo Roberto Amorim.

Manoel Barros, presidente da Federação de Entidades Comunitárias de Sergipe – FECS, ao fazer uso da palavra afirmou que se sente estimulado para discutir e futuramente concretizar uma parceria com a Abraço, pois, acredita que é com a união de forças que se constrói os pilares das lutas pelo fortalecimento das entidades comunitárias.
Marcou presença ao evento o Secretário Adjunto da Comunicação do Governo do Estado de Sergipe o Jornalista Sales Neto, que na oportunidade ressaltou três pontos principais para as 120 pessoas presentes: “Primeiro quero deixar bem claro que o Governo do Estado de Sergipe não tem nenhuma objeção quanto ao tratamento e ao aprofundamento das conversas com as rádios comunitárias, pois desde o ano passado o professor Roberto e a direção da Abraço vem discutindo conosco; Segundo que a possibilidade de se estabelecer uma parceria dentro dos parâmetros legais entre a Abraço-SE e o nosso Governo existe e para que isso se concretize fizemos uma consulta ao Tribunal de Contas e estamos aguardando o resultado do parecer e Terceiro e último ponto é que colocamos uma estrutura a disposição da Abraço/Sergipe para que ela realize no dia 31 de março do ano em curso na Escola Técnica Estadual José Figueiredo uma oficina de capacitação técnica e de formação para os radialistas comunitários de Sergipe. Quero também reafirmar que o Governo de Sergipe não se nega a contribuir com o processo de crescimento da radiodifusão comunitária, contudo, queremos participar da construção das propostas e não defendemos fórmulas prontas para serem de imediato implementadas” finalizou o secretário adjunto.

Compareceu também no evento o Deputado Estadual João Daniel, Presidente da Comissão de Comunicação da Assembléia Legislativa de Sergipe que na oportunidade afirmou: “As discussões que desde o ano passado, antes do recesso do Legislativo vinham ocorrendo, este ano se acentuarão, visto que entendo assim como vocês que a comunicação deve ter o caráter público e defendo a expansão das rádios comunitárias no estado” concluiu o Deputado João Daniel.

Rádio Comunitária Cantareira de Brasilândia-SP contribui com o desenvolvimento social



A Rádio Comunitária Cantareira na cidade de Brasilândia – Zona Norte de São Paulo, é sucesso entre os moradores da região. A emissora conseguiu outorga do Ministério das Comunicações no ano de 2012, e opera legalmente 24 horas por dia. “Algumas pessoas achavam que era conversa. Quando a gente de fato conseguiu animar uma equipe em torno do projeto e pôs a rádio no ar, foi a grande novidade”, diz o comunicador Silton José Rosembar.

Além de oferecer uma programação voltada para a cultura e o lazer, a Associação Cantareira promove cursos de comunicação ambiental com aproximadamente 50 jovens de Brasilândia e da Freguesia do Ó. “São jovens e adolescentes que estão estudando temas do meio ambiente e transformando isso em comunicação. Para isso estão aprendendo a usar os programas de edição de áudio e também de edição para as mídias digitais”, diz a pedagoga, Janis Acundra.

A rádio também abre espaço para artistas independentes divulgarem seus trabalhos. “É um trabalho muito legal, pois não é atrelado ao lado comercial e sim ao lado cultural”, destaca o músico Rodrigo Fernandes.

O projeto voluntário que resultou neste grande sucesso entre os moradores de Brasilândia, é um exemplo de benfeitoria social que uma rádio comunitária pode proporcionar à sua comunidade. .“A rádio Comunitária Cantareira é formada por comunicadores voluntários. Nós temos uma equipe de pessoas da comunidade que fazem seus projetos e apresentam seus programas na rádio”, explica Juçara Zottis, coordenadora de projetos.

A Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) saúda todos os voluntários da Rádio Comunitária Cantareira por esta atitude que se concretiza para contribuir com o desenvolvimento social e a democratização da comunicação no Brasil. Parabéns à toda a comunidade de Brasilândia.

Bruno Caetano
Da Redação

Abraço-SE promoverá oficina de formação em áudio




As rádios comunitárias sergipanas estão cada vez mais vinculadas aos interesses da população, fazendo com que as comunidades tenham espaço cultural e utilitário. Prezando por um serviço amplo e de qualidade, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe (Abraço-SE), realizará no dia 31 de março de 2012, a Oficna de Formação, Automação e Produção de Áudio. O curso acontecerá na Escola Técnica Estadual José Figueiredo Barreto (vizinho à Escola Normal Rui Barbosa),na Rua de Laranjeiras s/n no Bairro Siqueira Campos, no trecho que vem logo após à linha férrea.

A qualificação por meio de oficina pretende levar os radialistas comunitarios de Sergipe de forma compacta, dinâmica e interativa a capacitarem-se para o uso de novas ferramentas tecnológicas. Outro objetivo, é conscientizar todos os envolvidos com radcom a entenderem a função pública do rádio, produzir, gerir e planejar o seu trabalho com competência na sua comunidade.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de março no site da Abraço-SE, com dois representantes por rádio comunitária. A organização pede para que as rádios do interior do estado não demorem a efetuar as inscrições, para que se agilize o levantamento das passagens de vinda e ida.

Bruno Caetano
Da Redação

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga