Rádios Comunitárias do Rio Grande do Norte tocam frevo pernambucano neste carnaval 2012

15:26 Radio Ideal FM 1 Comentarios





A música no estado Potiguar tem um destaque especial: aqui se toca e dança forró, samba, rock, lambada, valsa, bolero, brega e frevo. Os rítmos são variados, e como em todos os estados, tem gosto pra tudo. As músicas mais todas nos interiores são o forró e o brega, já na capital varia entre forró e axé, alem do frevo na época do carnaval. Para esse carnaval 2012 o Coordenador Executivo da Abraço Potiguar (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Norte) Hugo Tavares Dutra lança o seu mais novo trabalho com o titulo “Passo Pernambucano”. A música faz uma viagem ao passado relembrando os carnavais de antigamente e ao mesmo tempo faz uma homenagem ao tradicional ritmo pernambucano o frevo.
O frevo
Surgido na cidade do Recife no fim do Seculo XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
Sobre o poeta
Paraibano da cidade de Brejo do Cruz, viveu a sua infância em Catolé do Rocha-PB, e, ainda, adolescente foi morar em João Pessoa, depois Natal-RN. É pedagogo, com pós graduação em História do Nordeste(UFRN) e funcionário do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística há 30 anos. É sócio fundador da Assibege-Sindicato dos funcionários do IBGE/RN. Participou ativamente do movimento estudantil (UFRN)nos anos 80/90. É sócio fundador da Associação Rádio Comunitária Santa Rita – Um Bem da Comunidade (Santa Cruz-RN). É compositor com várias músicas gravadas. Participou de inúmeros festivais pelo Nordeste. É pesquisador da obra de Fabião das Queimadas e da obra de Mons. Expedito Sobral de Medeiros.Tem vários trabalhos publicados: Olhai os Grilos dos Campi, A luta pelas Adutoras, Brasil 500 anos, Cartilha da Eleição (2004),etc. Quando chamado faz release acústico com seu violão para mostrar as suas composições.
Coordenador Executivo da Abraço Potiguar.

Um comentário:

  1. Ola sou do parana e gosto muito de estar informada sobre tudo e radio sempre foi e sera otima forma de estarmos a par das coisas do mundo.
    Bom dia a todos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga