Coletivo Intervozes promove curso sobre a Mídia no Brasil e o Marco Regulatório

15:30 Radio Ideal FM 0 Comentarios





Coletivo Intervozes realizará de março à julho de 2012, o curso “Como funciona a mídia no Brasil e os Desafios do Novo Marco Regulatório”. Com o objetivo de despertar o senso crítico com a mídia no Brasil, as inscrições vão até o dia 27 de fevereiro pelo site: www.intervozes.org.br/cursos. Serão socializadas informações e reflexões sobre o marco regulatório das comunicações e os participantes vão debater os desafios para uma reforma da legislação tendo em vista a democratização do setor. O curso será a distância, com carga horária de 150 horas/aula e seis módulos de estudo. A cada módulo, os conferencistas vão realizar uma aula presencial para os alunos daquela cidade, que será transmitida pela internet para os demais.
De acordo com o Coordenador do curso, Jonas Valente, o Intervozes já realizou outras atividades de formação internas e externas, mas agora houve a vontade de testar a modalidade de educação à distância em um curso mais duradouro. Ele diz que a conjuntura de debate para um novo marco regulatório também contribuiu bastante. “Avaliamos que este tipo de atividade é necessária para contribuir no processo de formação da sociedade civil para entender de maneira crítica a mídia no país e para elaborar propostas alternativas baseadas em um programa democratizante”, disse o coordenador. Em abril de 2011, o coletivo promoveu um curso de fim de semana em Brasília com transmissão via web. Houve também uma parceria com a USP em um curso em São Paulo sobre diversos assuntos relacionados à comunicação.
Segundo Jonas Valente, existe hoje uma quantidade maior de pessoas com olhares críticos para a mídia nacional, e os esforços para as transformações só terão resultados quando os envolvidos entenderem o processo de transformação de um determinado setor. “É a partir dessa compreensão que se pode apresentar uma visão que aponte para novos modelos. Isso é relevante em especial para a militância, que se coloca para intervir nos rumos das políticas e disputar, com outras forças, a organização do sistema de mídia no país”, enfatizou sobre a importância do curso.
Serão abordados temas como a discussão conceitual sobre liberdade de expressão, regulação e censura; como foram formados os oligopólios de mídia no Brasil e como eles mantêm seu poder até hoje; como está o debate sobre a criação de uma nova legislação para o país, entre outros. Todo o material do curso foi desenvolvido através de um trabalho coletivo dentro do Intervozes, onde existe um núcleo de formação que é responsável por este tipo de atividade.
Para o Coordenador Jonas Valente, é necessário um trabalho coletivo para que para que as pessoas tenham consciência da necessidade de um novo marco regulatório nas comunicações. Ele afirma que o movimento pela democratização da comunicação precisa ampliar as ações para sensibilizar a população. “Quem produz mídia livre, alternativa, progressista, pública e comunitária, entre outros, também precisa se envolver. Há vários setores preocupados com o tema que precisam se unir pois o lado que quer manter o status que é poderoso. Uma iniciativa importante que pode potencializar isso será a campanha pelo novo marco regulatório que o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação vai lançar”, ressaltou.
Mais informações: intervozes.org.br/cursos, (11) 3877.0824 ou cursos@intervozes.org.br. Para ver a programação completa clique aqui.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga