Secretaria de Meio Ambiente participa de Reunião das Frentes Parlamentares de Logística, Meio Ambiente e Reforma Urbana em São Paulo

11:20 Radio Ideal FM 0 Comentarios





A Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou da Reunião das Frentes Parlamentares de Logística, Meio Ambiente e Reforma Urbana na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ), no último dia 10, com a finalidade de discutir o destino dos resíduos sólidos e sua interferência na qualidade da vida moderna.
A reunião dividiu-se em dois painéis: um sobre a política nacional de resíduos sólidos e outro sobre destinação dos mesmos.
O primeiro painel recebeu os palestrantes Ana Paula Fernandes (Abividro); Odair Luiz Segantini (Abrelpe); Fabia Helena Pereira (Ilog) e Ricardo Lopes Garcia (Fiesp). Os resíduos sólidos urbanos são um conjunto de todos os tipos de resíduos gerados nas cidades, como lixo domiciliar e comercial, entulhos de construções etc. O vidro aparece em grande volume dentre as embalagens descartadas, mas é 100% reciclável. Fábia Helena falou sobre a logística reversa como ferramenta da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Trata-se do processo de planejamento, operação e controle do fluxo físico e de informações, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo. Isso é feito por meio de Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, de prestação de serviços e de imagem corporativa.
O segundo painel recebeu Sérgio Antônio Gonçalves, do Ministério do Meio Ambiente; João Luiz Potenza, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Rejane Pieratti, da Fundação SOS Mata Atlântica, que falaram sobre sobre a destinação dos resíduos sólidos. Sérgio Antônio Gonçalves explicou que é da competência da União, que deve, entre outras obrigações instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, o saneamento básico e os transportes urbanos. Para isso foi desenvolvido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que posteriormente vai ser desdobrado em planos estaduais, planos microrregionais e de regiões metropolitanas, intermunicipais e municipais.
O representante da Secretaria de Meio Ambiente de Boituva, sr. James Martins participou ativamente dos eventos com a finalidade de abrir oportunidades e novas propostas para desenvolver projetos para os municípios.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga