Todo Sabado Programa Prosa Rural na Radio Ideal sempre as 18:15 hs

23:08 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Hidroconservador - técnica para conservação de alimentos vegetais frescos 

Baseado na hidroconservação, ou seja, no uso de uma solução à base de água, o hidroconservador foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) tendo, como um dos objetivos, permitir o aumento do tempo de prateleira dos produtos. O equipamento tem a estrutura parecida com a de um freezer horizontal mas seu funcionamento é diferente: no hidroconservador, os produtos, embalados, são mantidos em meio líquido e armazenados a temperaturas muito baixas mas que não chegam a provocar o congelamento dos vegetais.
Testes realizados mostraram a eficácia da metodologia: com a couve-manteiga, por exemplo, o ganho foi superior a 100% no tempo de prateleira quando comparado à metodologia convencional: em geladeira, é possível manter o produto armazenado por até sete dias, mas tomando-se cuidados extremos. “Comparado com o hidroconservador, entretanto, conseguimos armazenar por vinte e um dias, ou até mais. Tivemos experimentos que chegaram a vinte e cindo dias, sem usar produto químico ou qualquer outro artifício”, explica o pesquisador da Embrapa Instrumentação, José Dalton Cruz Pessoa.
Durante o programa, o pesquisador explica quais são os três modelos de hidroconservador idealizados: o primeiro, mais simples, é por imersão, em que se usa um equipamento semelhante a um freezer e os alimentos, mantidos em embalagens impermeáveis, são imersos em meio líquido. O segundo é o modelo por aspersão, em que a solução aquosa é projetada sobre as embalagens. E o terceiro modelo, mais complexo, é o chamado híbrido que, dependendo da forma como for montado, permite que os alimentos sejam conservados sem que estejam embalados.
A metodologia de hidroconserevação é perfeitamente aplicável à agricultura familiar, garante José Dalton: “As câmaras de armazenamento de hidroconservação são particularmente interessantes quando são menores porque são mais fáceis de manipular, de transportar, de montar, e assim por diante”, afirma o pesquisador. “O pequeno produtor tem diferentes opções para adotar o uso do hidroconservador pois até mesmo para armazenar pescados a metodologia é bem interessante”, completa.
Você pode saber mais sobre o hidroconservador, técnica para conservação de alimentos vegetais frescos, ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Joana Silva Jornalista - MTB 19554 
Email: jo@cnpdia.embrapa.br 
Telefone: (16) 2107-2901
Embrapa Instrumentação

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga