Prefeitura insere salada na merenda escolar

01:51 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Prefeitura insere salada na merenda escolar
Iniciativa visa agregar hábitos saudáveis à alimentação e já obteve resultados positivos
Vários tipos de verduras e vegetais, coloridos, saudáveis e apetitosos num prato e um monte de crianças fazendo careta para a merenda que vão comer. Essa é a cena que a maioria das pessoas imagina quando se fala em introduzir na alimentação da criança, o hábito de comer saladas. Mas em Boituva a situação é bem diferente, pois as crianças aprovam e repetem o prato de merenda nos dias em que a salada e legumes são servidos.
Uma iniciativa da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação, Departamento de Alimentação e Cooperativa dos Pequenos produtores Rurais – a COOPEQ tem apresentado resultados surpreendentes. Em praticamente todas as escolas municipais, desde o início do projeto em abril, já houve a necessidade de aumentar a quantidade de verduras, legumes e frutas fornecidos e até mesmo a quantidade de arroz e feijão, pois muitas crianças que não tinham o costume de comer a merenda, passaram a se alimentar.
Pelo companhamento feito através das merendeiras, para cada escola foi calculado cerca de 20 ou 30 gramas de salada por criança, mas a aceitação foi tão grande que a quantidade já foi dobrada em praticamente todas as escolas, incluindo também o SESI e as escolas estaduais”, completou a responsável pelo Departamento de Alimentação, Célia Galeski Galiotto.
A merenda recebe o complemento de saladas e frutas duas vezes por semana, mas a partir de agosto será ampliado para três vezes. As crianças comem tomate, repolho, acelga, escarola, alface, pepino, cenoura, pimentão e brócolis. Segundo a nutricionista do projeto, Joelma de Camargo, a preferência ainda é pelo alface, já no caso das frutas, a banana sempre é bem vinda.
O projeto foi iniciado este ano com base no PNAE (Programa nacional de Alimentação Escolar), do total dos recursos repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. Em Boituva, Cooperativa dos Pequenos produtores Rurais – a COOPEQ conta com agricultores do município e de algumas cidades da região e fornecem os alimentos que vão para a merenda e ainda estão em busca de novos agricultores para a fornecer produtos.
Segundo a Nutricionista, Joelma de Camargo, que faz a supervisão dos alimentos entregues às escolas, juntamente com a Técnica em Nutrição, Célia Galiotto a preocupação do Departamento de Alimentação é garantir a qualidade e a higiêne dos alimentos, além de inovar no equilíbrio nutricional, pois assim, a merenda passa a oferecer todos os grupos alimentares necessário ao estudante(energéticos, construtores e reguladores).



0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga