Boituva receberá o escritor Fernando Gabeira pelo programa “Viagem Literária” do Governo do Estado

23:42 Radio Ideal FM 0 Comentarios



Boituva receberá o escritor Fernando Gabeira pelo programa “Viagem Literária” do Governo do Estado
Boituva receberá este mês, na Biblioteca Municipal, através do programa “Viagem Literária” do Governo do Estado de São Paulo, por meio da sua Secretaria de Estado da Cultura, o escritor Fernando Gabeira.

O programa consiste em levar escritores e contadores de histórias para Bibliotecas do Estado de São Paulo, promovendo bate-papos, oficina de criação literária e contação de histórias. Além disso, visa, mediante o contato entre os escritores e contadores de história com o público, estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar e revitalizar a Biblioteca pública de cada município.

No próximo dia 21, a partir das 19 horas, a população está convidada para participar de um bate papo com o escritor Fernando Gabeira, que abordará toda sua obra, considerando principalmente o livro “O que é isso companheiro” na Biblioteca Municipal localizada na Rua Profº José da Conceição Holtz, 151 – Residencial Primo.

Fernando Gabeira - escritor, jornalista e deputado federal do Rio, nascido em 1941. Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado. Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Testemunhou no Chile, em 1973, o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Na Suécia, país onde viveu mais tempo durante o exílio, exerceu desde o jornalismo, principalmente na Rádio Suécia, até a função de condutor de metrô, em Estocolmo.
Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979. Nos anos seguintes, Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando no Brasil temas como as liberdades individuais e a ecologia. Livros como O que é isso Companheiro, O crepúsculo do Macho, Entradas e Bandeiras, Hóspede da Utopia, Nós que Amávamos tanto a Revolução e Vida Alternativa apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira.

0 comentários:

Obrigado pelo seu Comentario, seja bem vindo !

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga